nossa história

A IBFC tem uma origem simples, surgiu do sonho que Deus colocou no coração de algumas pessoas de estabelecer uma igreja-família, com membros comprometidos em alcançar pessoas que não conhecem Jesus. Conheça um pouco dessa história

My Image

1978

Onde tudo começou

Tudo começou quando o pastor Machado decidiu sair da Zona Sul de Porto Alegre, onde pastoreava a IBF Cavalhada, para compartilhar o evangelho com seus pais, que moravam no bairro Harmonia, em Canoas.
​​​​​​​Algumas pessoas começaram a participar dos estudos bíblicos que aconteciam na sala da residência, junto a elas, o casal José e Nina, que morando em Canoas, receberam a responsabilidade de continuar ministrando as reuniões. Assim, em pouco tempo o local já agregava dezenas de pessoas. Com a perspectiva de crescimento, o jovem José da Silva foi consagrado pastor e designado responsável pela pequena congregação. 

1981

Mesmo antes da IBFC ser fundada, o sonho de estabelecer uma igreja para alcançar as pessoas que não conheciam a Jesus foi plantado nos corações de José e Nina. Com uma visão ousada, batalharam muito e o grupo foi crescendo. Assim, o trabalho adquiriu forma de igreja, não mais nos fundos de uma residência, mas em uma casa alugada, de 25 metros quadrados, na rua Coronel Vicente 1230. Com o passar do tempo e sob a orientação de Deus chegou o momento de caminhar sozinho. O grupo agora não seria mais uma congregação de Porto Alegre, mas nascia agora a Igreja Batista Filadélfia de Canoas, com 62 pessoas. Era o dia 22 de fevereiro de 1981.

O sonho

My Image

1982

ampliação

Com forte atuação evangelística o grupo continuou crescendo e a casinha de madeira onde eram realizadas as reuniões passou por diversas ampliações, sendo que por fim quase toda a extensão do terreno, de 300 metros quadrados, estava sendo utilizada. Nesta época, com muito esforço, foi adquirida uma área de 960 metros quadrados - local da atual sede da IBFC.
My Image
My Image

1987

No final de 1987, porém, ocorre um dos episódios mais marcantes na trajetória da igreja: um incêndio criminoso destruiu totalmente o local dos cultos. Mas mesmo que ainda atônitos diante do fato, os membros se reuniram diante das cinzas e escombros poucos dias depois e decidiram não se render ao desânimo, enxergando a situação como um “santo empurrão” para o grande desafio de construir um novo templo, com acomodações mais amplas.
Para isso, todos contribuíram com o que tinham, mesmo enfrentando grandes dificuldades financeiras. Não são poucos os relatos de gente que doou porcos e galinhas para que a igreja pudesse angariar os fundos necessários, outros cederam até as alianças de casamento para cooperar. Com muito empenho e também trabalho braçal foi construído um templo de alvenaria de 330 metros quadrados e um salão de festas de 200 metros quadrados.

a fé provada pelo fogo

Com o crescimento da igreja, aumentavam as demandas ministeriais e a necessidade de preparar os membros para o ministério cristão. Assim a igreja, depois de um período de oração e busca por direção de Deus, em 21 de Maio de 1989 separa para o ministério pastoral: Airton Ribeiro, Egmar Mesquita e Gilberto Silva, com 28 anos na época.

1989

ordenação de pastores

My Image
My Image

Depois de 12 anos à frente do trabalho, o pastor José assume a Igreja Batista Luz para as Nações, em Blumenau, Santa Catarina. A igreja passa então a ser liderada pelo pastor Gilberto Silva, que sob a direção de Deus, conduz com sabedoria o período de transição.

1993

um novo chamado

1994

uma igreja família

O Senhor coloca no coração da liderança a visão de que a igreja seja focada nos relacionamentos, salientando ainda mais o seu DNA de “Uma família feliz e amiga, que se

My Image

2000

Depois de 12 anos à frente do trabalho, o pastor José assume a Igreja Batista Luz para as Nações, em Blumenau, Santa Catarina. A igreja passa então a ser liderada pelo pastor Gilberto Silva, que sob a direção de Deus, conduz com sabedoria o período de transição.

uma igreja com grupos

My Image
My Image

2009

icaf e espetáculo​​​​​​​ de natal

A IBFC sempre teve, desde os primeiros passos como igreja, a característica de ser criativa e contextualizada sem abrir mão da relevância dos valores e princípios bíblicos. Essa caminhada foi marcada por inúmeras iniciativas que uniam a música, dança, teatro, tecnologias e outras artes. 
A partir de 2009 passou a concentrar esforços e recursos no Espetáculo de Natal, em que de forma criativa e bela pudesse transmitir o verdadeiro sentido do natal. 
Com o objetivo de desenvolver a sensibilidade artística de seus membros e na comunidade em geral com oportunidade a aprendizagem cultural e musical de crianças e adolescentes, surgiu o ICAF- Instituto Cultural e Artístico Filadélfia que promove aulas de Ballet, Jazz, alongamento e teatro.

My Image

2ª ordenação de pastores

A igreja, depois de um período de oração e busca por direção de Deus, no dia 04 de julho de 2009 separa para o ministério pastoral: Deivide Rocha, Jorge Irineu Fração Machado, Joel Saldanha e Silvano Lopes. 

Com o passar dos anos e a multiplicação dos Grupos de Crescimento verificou-se a necessidade dos membros valorizarem ainda mais a comunhão, o andar junto. Por isso, em 2013 a Filadélfia deixou de ser uma igreja COM Grupos de Crescimento e passou a ser uma igreja DE Grupos de Crescimento. Este passo foi fundamental para a continuidade do crescimento com qualidade e voltado ao desenvolvimento do discipulado. Outra marca deste período de maturidade da igreja foi a consolidação das parcerias missionárias e do envolvimento com a comunidade, através de ações de cunho social e evangelístico em Canoas. 

2013

uma igreja de grupos

My Image

hoje!

Hoje, instalada em um terreno próprio de 7.168 metros quadrados com uma área construída de 2.100 metros quadrados, a IBFC tem mais de 1200 membros, mas mantém o foco na sua essência: ter um ambiente acolhedor e amigável, em que as pessoas sejam motivadas a viver o cristianismo com entusiasmo, propagando o evangelho de forma relevante e contemporânea.